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quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A era do Twitter - o livro

Ter ferramentas que nos ajudem a compreender as (velozes) transformações do nosso mundo é importante. Fundamental até. Mas tem horas que o povo exagera. Recebi no meu e-mail, dia desses, uma oferta de compra de um livro chamado A era do Twitter. Parei e fiquei penasdo - porque eu penso muito, viu?!: mas já?!?!

PAUSA: Twitter é uma rede social + microblog em que as pessoas postam mensagens de até 140 caracteres. Para outras e talvez mais precisas definições, clica aqui ou entra lá! DESPAUSA

Consultando os oráculos - Google, beijo pra ti - descobri que o Twitter está no ar desde março de 2006. Isso dá quatro anos. De popularização, entrada massiva, é um ano. Como é que alguém quer escrever um livro sobre a era dessa ferramenta?!?! Como é que alguém se julga com conhecimento suficiente para isso?!!

Um livro com o título "a era de..." parece uma obra que dissecou um período, uma atividade, um comportamento. Um estudo profundo dos impactos do objeto de seu análise. Considerando o quão nova é a ferramenta Twitter - ainda que tenha revolucionado muita coisa, esteja revolucionado e ainda vá revolucionar - não me parece possível.

No máximo, podemos levantar tendências, investigar teorias, construir hipóteses. Mas daí a cobrar R$69,90 por "Ao longo de um texto leve e descontraído, o autor revela histórias interessantes de pessoas que estão utilizando o Twitter para se conectar com outras pessoas que compartilham seus interesses ao redor do mundo. O livro destaca episódios em que o microblog foi usado para disseminar informações como o pouso do avião no Rio Hudson e o terremoto de Sichuan, na China", me soa oportunismo demais.

Buscar compreender uma nova ferramenta tecnológica é fundamental. Vender gato por lebre, não é bacana. Ô, seu autor: Põe um título mais modesto da póxima vez, tá?

Um comentário:

Fabricio Olivetti disse...

Ih o que mais tem são livros oportunistas. Pior são aqueles que tratam de curas milagrosas como urinoterapia entre outros...

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