Pages

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Na selva

Manhã de segunda-feira, início de uma semana curtinha, dia nublado. Não sabia que me depararia com momento de falta de civilidade tão absurdo - como é absurda toda falta de civilidade.

Peguei minha lotação, como de costume. Faltando uns 10min para chegar ao meu destino, motorista da lotação tenta ultrapassar um Uno branco, que trafegava lentamente no meio da pista. Uno não dá o lado para a lotação. Lotação da sinal de luz. Nada. No próximo cruzamento, Uno corta a frente da lotação, parando no meio da rua. Motorista desce enfurecido, perguntando "pq está com tanta pressa?!". Ora, lotação tem hora para chegar e sair, não parece óbvio?! E começou o bate-boca. Eu ainda tentei dizer algo lógico, para que a civilidade prevalecesse: "ai, desvia desse doente e toca o barco, precisamos trabalhar". Solenemente ignorada.

Motorista do Uno do lado de fora, motorista da lotação do lado de dentro. Quando o da lotação levantou com o extintor de incêndio na mão, eu me assustei. Parecia cena de filme, surreal. Ele mesmo se deu conta do que poderia acontecer se usasse o extintor. Desistiu. Pegou um capacete que tinha ao lado do seu banco. E já desceu da lotação batendo.

Dois homens adultos engalfinhados no meio da rua, feito dois moleques. Porque um tentara passar pelo outro na rua. Pessoas como essas, se têm armas, atiram.

Enquanto eles se batiam, a outra passageira ligou para a Brigada Militar. Antes que chegasse, cinco cidadãos que assistiam à cena conseguiram separá-los. Motorista do Uno entrou em seu carro e foi embora. Motorista da lotação retomou a direção e seguiu seu caminho. Ambos amarrotados, sujos, tendo batido e apanhado. Será que se sentiram melhores?

Eu não. Me senti na selva. Não consegui sequer reagir à briga, de tão estupefata fiquei. Como é que dois seres humanos adultos praticam tamanha sandice, por motivo tão banal?! Como é que se agarram a socos e pontapés apenas porque estavam com pressa para chegar a algum lugar?! Como é que o trânsito vai funcionar se abriga selvagens como esses?!

E o pior: um deles é motorista P-R-O-F-I-S-S-I-O-N-A-L. Ou seja, está todos os dias nas ruas, sujeito a ser provocado, fechado, ultrapassado e etc. E como ficamos nós, passageiros, diante de tamanho descontrole?! E se o motorista do Uno tivesse uma arma? Eu estava sentada em frente à porta, confesso que fiquei com medo de ser atingida durante a briga.

Como minha obrigação de cidadã, registrei queixa sobre a atitude do motorista da lotação, que não poderia, de forma nenhuma e sob pretexto nenhum, ter aceito a provocação do outro. Provavelmente não dará em nada. Fica aqui o meu registro. E o meu protesto.

UPDATE
A Porto Seguro Seguros está fazendo a campanha Trânsito mais gentil. Muito apropriado. Muitos acidentes seriam evitados se as pessoas fosse apenas mais gentis umas com as outras, sem competir. Informações aqui.

6 comentários:

Thaty disse...

Gente que loucura esta cena que vc presenciou! Dá a impressão de que a gente voltou à idade das trevas, não é verdade?

Beijos
Thaty

Rastalex disse...

Loucura, loucura, loucura.

Mas só registrar no blog é pouco, Marlinha.

Tinha que ter anotado o nro da lotação e denunciar na EPTC.

;)

Chris Ferreira disse...

Oi Marla,
Muito louco mesmo.
O Importante é fazermos a nossa parte. Registrar as reclamações é fundamental. Muito poucas pessoas fazem isso por achar que não vai dar em nada.

Obrigada pela participação no sorteio lá no blog.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Marla Gass disse...

Pois é, Chris. O pior é que eu registrei queixa na EPTC, que ficou de encaminhar à empresa. Mas eu já soube, por outros motoristas, que esse cidadão só estava cobrindo um "furo" de gente que a empresa está. Ou seja, ele está se lixando para o que empresa pensa dele, já que é a empresa que precisa dele, não o contrário.
Triste, né?!
Bj

Fernanda disse...

Já vi uma cena parecida não faz muito tempo. As pessoas cada vez mais parecidas com animais. Não dá pra entender isso, não tem explicação. O trânsito cada vez mais perigoso. Para todos!
Fiquei nervosa só de ler! Imagina tu. Espero que esteja bem. Beijo

Unknown disse...

que situação! o que falar?

ó, amei vc no meu reino e estou navegando pelo blog! Ah, já morei no sul, em Pelotas, amoooooo!
bjocas Rainhescas

LinkWithin