Pages

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Povo de virtudes

Estive ontem (14) em Santa Cruz do Sul, Vale do Rio Pardo, aqui no RS. Eu já conhecia a cidade - pelo menos a parte central - e achava bonita, organizada, limpa. São cerca de 130 mil habitantes, colonização alemã, forte indústria fumageira a 147 km de distância de Porto Alegre

Uma das delícias do meu trabalho atual é poder visitar muitos dos 496 municípios do meu estado e ver como tem lugar lindo, gente trabalhadora e problemas a serem resolvidos.

Da Capital, acabamos traçando uma imagem na nossa cabeça de como é a vida, como são as pessoas, como vivem em cada região desse estado que é quase um país de tão grande e diverso. E essa imagem geralmente é apenas um pré-conceito. Há sempre pobres e ricos, brancos e negros, assistidos pelo estado ou não. E é muito bacana conhecer esse outro lado, por trás do cartão postal.

Tenho visitado os bairros mais violentos de cada município. E seja em Santa Cruz do Sul, Santo Angelo, São Luiz Gonzaga, Pelotas, Esteio, Alvorada, Montenegro ou Torres, seja nas Missões, Litoral, Região Metropolitana ou Zona Sul, há pessoas trabalhando para melhorar a vida naquelas comunidades. Há sorrisos nos rostos das crianças. Há esperança.

Nenhum comentário:

LinkWithin