Pages

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Desmamando


Comecei nesta quarta-feira (26) a desmamar a Valentina. Esse é um processo que eu pretendia ter começado antes, mas sabia que seria difícil, então esperei estamos preparadas.

PAUSA A minha filha tem um ano e meio, mamou exclusimente no peito até os 5 meses, já come de tudo e mais a ração do gato. Conversei com as duas pediatras que a atendem - uma homeopata e uma tradicional - e ambas me apoiaram. Ou seja, se alguém entrar aqui para criticar a minha atitude, pode dar meia volta. Fiz isso conscientemente, após muito ponderação sobre prós e contras. E eu sei o que isso significa pra mim. DESPAUSA

O dia de desmame da Valentina começou às 8h, quando ela levantou, pediu o mamá e eu não dei. Disse que não tinha mamá e que tomaríamos outra coisa. Ela não deu muita bola - até porque eu já vinha tirando essa mamada da manhã - e tomou chá.

No carro, ela pediu de novo. Não sei qual é o dispositivo que tem na cabeça dela que diz que carro é lugar de mammar, mas é só ela entrar no carro e, pimba!, pede. Neguei de novo, mostrei os auaus na rua (que ela AMA) e o dia seguiu. Deixei-a na creche com um beijão estalado e tudo certo.

No fim da tarde, fui buscá-la na escolinha. De novo, ao entrar no carro ela pediu. Eu disse que não tinha mamá e ela novamente se distraiu com os cachorros, pombos e qualquer coisa que se mexesse do lado de lá da janela.

Mas a hora de dormir estava chegando. E eu ia lutando para não ficar ansiosa, tensa, tendo chilique ou seja lá o que é permitido às mães terem. O grande "problema" sempre foi a hora de dormir, porque Valentina encasquetava (oi? tenho 90 anos e digo encasquetar) de não dormir sem o leitinho da mamãe.

Brincamos muuuito, rimos muuuito, ela jantou. Fiz um balde de chá - há relatos do pai dela e da minha "assistente" terem conseguido fazê-la dormir com chá, tipo, uma vez cada um deles... - e deixei uma mamadeira de leite pronta.

Hora de ir para o quarto. Vou poupá-los das minúcias com um resumo: ficamos hoooras lá ouvindo "muca" do CD de nanar, conversando, brincando com os bicos (doiX, como ela diz) - bico, por aqui, é como se chama chupeta, tá.

Valentina pediu ainda mamá, eu disse que mamãe não tinha mais, ofereci na mamadeira (que ela só não cospiu fora porque é uma menina educada) e se acertou com o chá.
Isso deve ter durado umas duas horas e meia. Até que ela dormiu, tomando chá e segurando meu cabelo.

Vitória parcial, ainda tinha a madrugada

Minha filha sempre acorda uma vez na noite pra mamar. Dessa vez, acordou às 5h e começou tooooda a maratona de ouvir muca, brincar com os bicos, tirar meia, colocar meia, trocar fralda... Até que às 6h15min ela dormiu de novo, de novo tomando chá.
Bom, acho que foi um bom primeiro dia de desmame, apesar de eu estar um caco. Segurar aquela guriazinha fofa de 10kg por todo esse tempo me fez querer voar para a academia de novo! Brincadeiras à parte, vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

UPDATE: Segundo matéria do site www.guiadobebe.com.br, "a Organização Mundial de Saúde, a Sociedade Brasileira de Pediatria e os principais órgãos de saúde e defesa da criança recomendam alimentar o bebê exclusivamente com leite materno até os seis primeiros meses e continuar a amamentar até o primeiro ano da criança." Feito!!! Para ler a matéria toda, clica aqui.

3 comentários:

Tenikey disse...

Essa parte do desmame foi bem tranquila pra mim, a Cecília simplesmente chegou um dia e não quis mais meu peito, isso já com 1 ano.
a Valentina ja tem 1 ano e meio e isso é um OTIMO tempo de mamar ne, agora seus peitos merecem um descanso né? haha
tomara que vc tenha exito em mais essa etapa, e eu acho que doi mais na gente do que neles.
beijinhos

Unknown disse...

Nossa amiga! Não sabia que vc ainda amamentava ela. Parabéns, quanta disposição hein! Eu amamentei a Julie até os 10 meses, mas foi bem natural no meu caso porque ela não queria mais também. Boa sorte pra ti nos próximos capítulos. Beijão!

Anônimo disse...

Q fofa a tua Valentina!
A minha Valentina tem dessas coisas d só querer dormir no peito... Ai, ai... personalidade forte dessas meninas...

LinkWithin