Pages

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Ciência X religião

O STF está julgando uma ação sobre células-tronco embrionárias. Mais uma vez, o embate entre a ciência e a religião. Que bom não estarmos na Idade Média, ou muitos pesquisadores já estariam ardendo nas fogueiras da Inquisição!

Essa mania das igrejas - a Católica, em especial - de impedir todo e qualquer progresso da ciência que vá contra seus próprios preceitos me irrita. Ora, não concorda com as pesquisas, não doa embriões, não usa as células-tronco dali originárias. Ninguém será obrigado a fazê-lo! O que não dá é para atravancar pesquisas que podem salvar muitas vidas e recuperar a qualidade de outras tantas por dogmas. Isso tudo sem considerar que os embriões congelados que não forem utilizado para a pesquisa vão ser postos no LIXO!

Já é consenso que a vida termina quando o cérebro pára de funcionar - afinal, neste momento, o cadáver pode até ter os órgãos retirados para transplante. Não parece lógico que a vida comece quando o cérebro começa? Essa decisão precisa ser médica, científica. Desapegada de valores religiosos.

Tenho a mesma opinião sobre o aborto. Ninguém vai ser obrigado a fazê-lo. Mas vamos criar um sistema que impeça milhares de mulheres de morrerem a cada ano. O que é mais importante, vidas humanas ou dogmas? Como esse papo vai longe, continuo o tema aborto em outro momento.

Mas já afirmo: sim às pesquisas com células-tronco!

(texto iniciado em 4/3/2008)

2 comentários:

Fabricio Olivetti disse...

que não me queimem!

o problema começa na igreja tendo toda essa influencia no congresso...mas fica ainda pior com muitas empresas que também o tem. Empresas de armas, empresas de cigarro, empresas alimenticias etc..

E isso é um problema sem fim, ja que o ramo da pesquisa não é auto-sustentavel, logo depende do dinheiro de empresas ou do governo para financiarem, consequentemente ocorrem algumas pesquisas "fabricadas" em prol ou contra algo que seja de interesse dos empresarios.

Antes fosse apenas a igreja Catolica o problema.


Mas esse fato me lembra um prefeito, médico, que teve aqui em Santos. Ele criou uma medida polemica, que o enfraqueceu politicamente, mas reduziu bastante o numero de casos de AIDS aqui na baixada. Ele distribuiu siringas descartaveis para usuarios de drogas. Assim eles se drogavam, mas não contagiavam uns aos outros, na mesma medida da distribuição de camisinhas...os números mostraram o sucesso, mas o jornal levantou a polemica anunciando que ele estava incentivando o uso de drogas...

Anônimo disse...

"A religião é um insulto à dignidade humana. Sem ela, haveria gente boa fazendo o bem e gente má fazendo o mal. Mas para que gente boa faça o mal, necessita-se da religião."
Steven Weinberg

Por isso existem terroristas, cruzadas e pessoas que põem bombas em clínicas de aborto.

LinkWithin