Pages

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

"Não à renovação da concessão da RBS!" Não?!

Está marcado para hoje um protesto em frente à sede porto-alegrense da RBS - afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Exige-se que não seja renovada a concessão da RBS que, segundo o texto que circula pela web, vence hoje.
Como uma democrata - ou seja, uma defensora da democracia e não uma filiada àquele partido que há pouco mudou de nome - questiono: por quê? Lutarei sempre para que todos tenham o direito de expressar sua opinião, ainda que eu não concorde com ela!
Esse momento deveria ser aproveitado par aprovocar a discussão acerca da partidarização das concessões (públicas - lembre-se!) de rádio e televisão e da democratização da comunicação. Para que, assim, mais gente possa dizer o que pensa sem precisar apelar para o círculo ainda estreito da internet.
Dizer simplesmente "abaixo a RBS" está mais perto das anarquias ou das ditaduras. Querer calar quem pensa diferente me assuta: é atitude típica de regimes totalitários, sempre abomináveis. Como fez Chávez ao fechar a RCTV. Por que ele não criou um canal estatal para mostrar a sua versão dos fatos? Parece-me um pouco atitude de quem simplesmente não tem o que mostrar...

2 comentários:

Fabricio Olivetti disse...

exatamente, esse tipo de protesto não faz sentido algum (até mesmo pq por mais que protestem isso nunca iria acontecer). Mas o que acho que ser feito é um trabalho em cima de uma regularização e punição aos meios de comunicação quanto a fabricação de notícias, calunias etc.. (aquela história daquela revista famosa que lança fatos sem provas no ar, prova-se o contrario, eles não se retratam e ainda saem impunes com alegação da liberdade de imprensa).
Afinal liberdade é uma coisa, abuso é outra.
Mas claro que qualquer tentativa disso terá um grito geral da imprensa como se eles estivessem sendo amordaçados.
Já chiaram quando foram obrigados a voltar a apresentar a classificação etaria da programação...

R.M.Sallet disse...

Eu conheço pouco dos interesses da RBS, portanto não vou entrar nesse mérito, por risco de emitir opinião irresponsável.
Pra começar, acredito em Marx, e na idéia que não existe nunca a imparcialidade. Seja na mídia ou na ciência, a imparcialidade ou neutralidade é uma negação ao ego (no individual), ou a dinâmica social (na sociedade).
A América Latina vive um momento especial, na Bolívia o índio Evo Morales está promovendo a constituinte no caminho socialista, na Argentina Kirschener(?) enfrenta de peito aberto os monopólios e os grandes interesses econômicos, no Equador Rafael Correa segue o mesmo caminho.
Na venezuela o que se dá é uma revolução. Depois de vinte anos onde o capitalismo "decretou" o fim da história e o derradeiro fim do socialismo, uma nova revolução acontece nas barbas do império. A PDVSA que antes servia aos interesses de um monopólio de acionistas, hoje é estatal e serve ao povo, com frutos como erradicação do analfabetismo. O socialismo está se construindo verdadeiramente na Venezuela, se entendermos que socialismo se caracteriza principalmente pela estatização dos meios de produção. Isso se consolida agora com a nova constituição Bolivariana em curso.
Hugo Chavez tem tido o apoio popular reafirmado em uma dezena de eleições nos últimos anos. Lá sim pode se dizer um berço de democracia.
Quanto a tv golpista venezuelana, esta sempre esteve mais como panfleto reacionário! Até onde vai o direito dos meios de comunicação, de mentir, deturpar e defender abertamente posições políticas em detrimento aos interesses do povo??
A rede Globo hoje está mais no papel de Cordeiro do que de lobo. Na cola dela se encontram os evangélicos da Record. Eu vejo com certo pré conceito esse povo religioso na política, a história mostra como o imperialismo (não apenas o imperialismo americano)já se utilizou de missionários pra colocar em prática seus interesses.
Prova atual são as ONGS religiosas que fazem biopirataria na amazônia.
Por outro lado a Telefônica acumula 10 vezes mais lucro que a Rede Globo... Telefônica esta que de espanhola não tem nada. A Telefônica é hoje uma das principais concorrentes nos meios de comunicação, na tv fechada e açambarcando essas novas tecnologias que ligam TV, celular, internet...
Nesta briga, a Globo é o menor dos problemas hoje.
Esse povo da Telefônica é o mesmo que está comprando de forma laranja as ações da Editora Abril, que edita a revista Veja. CPI prestes a rolar no congresso e eles não publicam uma linha sequer disso. Agora para serem os paladinos da moral, aí é outra coisa...

A conjutura disso é complexa... e os interesses são sórdidos.

Quanto a RBS não sei, tendo a achar precipitado, mas quanto a Abril, bem poderia ser fechada. Seria um bem a nação.
O Presidente Chavez fez muito bem em fechar a emissora golpista com o apoio do povo.

LinkWithin