Pages

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Viajar com filha - destino: São Lourenço do Sul

Viajar com minha filha é sempre um desafio. Requer planejamento, jogo de cintura e vontade de relaxar! Geralmente, tem muita coisa pra carregar e, por mais que eu costume viajar com a minha mãe junto, ela é uma senhora já. Portanto, a carregadora oficial de malas e apetrechos sou eu.

Valentina está com praticamente três anos. Não usa mais fralda, toma leite de caixinha ou em pó. Isso tudo reduz a quantidade de bagagem. Por outro lado, tem 253 bonecas, bonequinhos, carrinhos, bolas e afins de que não se separa. E, nos últimos tempos, ainda ganhou um laptop da "Báibi", como ela chama.

Neste feriadão, fomos as três para São Lourenço do Sul, cidade a 190 quilômetros de Porto Alegre em direção ao sul do Estado. Banhada pela lagoa dos Patos, integra a Costa Doce, região de praias da própria lagoa.

Acompanhem os desafios e as escolhas. Bon voyage!

O hotel

A escolha do hotel é fundamental para garantir a tranquilidade de uma viagem com criança. Escolhi uma pousada com bangalô, piscina, muita área verde e uma pequena pracinha, chamado Hotel Pousada Verde Água.

O detalhe que me desagradou quando cheguei lá foi o fato de não ter cerca em volta das piscinas. Valentina até é bem disciplinada com relação aos perigos, mas precisei, em alguns momentos, mantê-la dentro do bangalô, com a porta fechada, para garantir sua segurança.

Apetrechos

Como todo hotel tem frigobar, optei por levar algumas coisinhas para o lanche da Valentina - apenas o café da manhã era no hotel. Leite, danoninho, biscoitos, pãezinhos e frutas ficaram lá na geladeirinha, à nossa disposição. E foram bastante utilizados!

Como haveria uma viagem de três horas de carro e algumas noites sem programações de passeio, gravei alguns filmes no meu netbook. Ela não viu  no carro porque dormiu na ida e na volta - graças! O que não me livrou dos 245 replays de "Os Smurfs", mas ainda acredito que foi uma boa ideia.

Trajeto

Três horas de viagem. Pra mim, tranquilo - já viajei 40! Mas sabia que pra Valentina seria chato. Por isso, programei a hora de pegar a estrada conforme a hora da soneca dela da tarde. Assim, garanti que pelo menos uma parte desse período ela ficaria dormindo. Na volta, ela acordou cerca de 1h antes de chegarmos em casa. Aí, tinha música, bonecas e biscoitos pra ela se distrair. Tudo tranquilo (exceto o fato da minha mãe ter apertado o próprio dedo na porta quando paramos para ir ao banheiro, mas não foi nada de grave, só o susto).

Valentina fez amiguinhos, se divertiu, tirou fotos e nós conhecemos um lugar fofíssimo, aonde quero voltar. A viagem foi um presente meu de aniversário para a minha mãe. E ela me garantiu, na volta, que amou! E cheguei à conclusão de que viajar com criança requer, antes de qualquer coisa, disposição! ;-)

Nenhum comentário:

LinkWithin