Pages

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Uma nova CPMF: precisa?!

Precisar, não precisa. A cada mês, o Governo Federal bate recordes e mais recordes de arrecadação. Ou seja, não falta dinheiro. Ele só é mau usado. Pra variar. O Governo Federal precisa, urgentemente, gastar menos com sua própria manutenção. Não há como legitimar uma tentativa desse governo de aumentar impostos num país que já tem as mais altas taxas tributárias do mundo sem o próprio governo fazer um esforço de diminuição de gastos!
Entendo que a CPMF (ou CSS ou como resolverem chamar dessa vez) é importante porque monitora as movimentações financeiras e porque é justo: quem mais movimenta dinheiro - ou seja, TEM mais dinheiro - paga mais. Só não concordo que essa contribuição seja sobreposta a todos os outros impostos, contribuições e assemelhados que já existem.
Se a União propusesse acabar com alguma outra taxa e, então, implementar a CPMF/CSS, eu bradaria SIIIIM! Mas da maneira atual, a minha resposta é bem clara: NÃO.

2 comentários:

Fabricio Olivetti disse...

Olha que honra!! Texto novo no dia do meu aniversário!!

Eu penso parecido contigo, mas não deixo de pensar que parte da culpa é também da oposição. Afinal ela teve força pra derrubar a cpmf, teria força pra derrubar a css ou até impor que outros impostos fossem reduzidos.
E, claro, não posso acreditar que a oposição tão astuta tenha caido em algum golpe do governo, acredito mais no oportunismo. Claro que eles aparecem na TV fazendo declarações contrarias, mas se quisessem fazer algo eles fariam.
No final, acredito que o povo todo levou um golpe, com uma encenação, a encenação do final da CPMF...

Unknown disse...

O discurso do fim da CPMF capitaneado pelo empresariado paulista - FIESP, de que o seu fim chegaria na ponta, ou seja, ao consumidor, tao laureado pela oposicao nao apareceu. Perdeu o país, porque parte da CPMF cobria o rombo da previdencia, financiava o bolsa familia e por ultimo, por obvio, a propria saude.
Agora dependemos, como bem a oposicao fala, do sucesso do governo na melhora da arrecadacao. Isso é elogio da oposicao ao governo do presidente Lula. É mais eficiente e menos conivente com aqueles que sonegam impostos.Mas por que ser contra ter uma constribuicao de longo prazo que financie a saude? Sinceramente nao entendo aqueles que sao contra. Prefiro pagar a tal da css do que o plano de saude. Mais uma vez o discurso dos tributos capitaneado pela elite do país se mostra contra aqueles do andar de baixo.

LinkWithin